MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE REVESTIMENTOS
INDUSTRIAIS A BASE DE RESINAS EPÓXI OU POLIURETANO

A vida útil e boa aparência de um piso epoxídico ou poliuretânico, pode ser prolongada com alguns cuidados que enumeramos a seguir:

Queda de objetos

Deve-se evitar a queda de objetos pesados ou contundentes sobre o piso resinado. Poderão ocorrer ferimentos na camada superficial do piso.

Durante qualquer processo de manutenção preventiva, instalação de máquinas ou atividade similar, onde a probabilidade de queda de ferramentas ou objetos é grande, indica-se como proteção adicional, a forração do piso com papelão, lençol de borracha ou mesmo compensados de madeira em casos extremos.

Arrastamento de objetos

Não é recomendável arrastar objetos pesados ou abrasivos sobre o piso. As peças e objetos de pequeno peso passíveis de movimentação, devem ter sua face de contato com o piso resinado recobertas com carpete ou borracha. As peças muito pesadas devem ser estocadas sobre superfícies planas, livres de pontos contundentes que possam ferir o revestimento (ex: pallets com pregos expostos).

Empilhadeiras, porta pallets
e carrinhos

Qualquer que seja o veículo de carga utilizado, este deverá manter contato com o piso, somente através de suas rodas, preferencialmente pneus de borracha, rodas revestidas com poliuretano ou em última hipótese, rodas de nylon. Deve-se evitar a utilização de rodas e aço ou celeron.

É essencial que se dê orientação aos operadores de empilhadeiras para que evitem freadas bruscas ou mesmo "cantadas de pneu" que poderão imprimir marcas pretas sobre o piso, difíceis de limpar. Deverão ter basicamente o cuidado de não arrastar ou bater os garfos das empilhadeiras e pallets sobre o piso. Havendo a possibilidade, recomendamos a utilização de pneus brancos nas empilhadeiras.

A manutenção preventiva no sentido de evitar vazamentos de óleo do motor é muito importante.

Área limpa

Deve-se manter a área limpa, isenta de gordura, sujeira, peças ou poeiras com dureza superior à do piso epoxídico, tais como parafusos, açucares, limalhas de aço ou peças metálicas que poderão prender-se a objetos que se movam sobre o piso resinado.

Limpeza

Utilizar água e sabão para lavagem do piso. Os melhores resultados são obtidos com água quente que não deverá ter temperatura superior à 60ºC.
Para áreas demasiadamente contaminadas com óleo ou graxas, poderá ser feito um desengorduramento inicial com um solvente e posterior lavagem com enceradeira industrial utilizando disco scothbrite branco, água e sabão. Este procedimento diminui gradativamente o brilho do piso.

A remoção de sujeiras encrustadas sobre o piso deverá ser feita com o auxílio de solventes tais como varsol ou álcool etílico. A utilização excessiva deste procedimento acarreta na perda de brilho do piso.

Em áreas excessivamente riscadas e sujas poderá ser feito um polimento com cera automotiva pouco abrasiva.

CUIDADOS ESPECIAS:

• Não utilizar produtos excessivamente ácidos ou alcalinos.
• Não promover higienização com temperaturas muito elevadas.
• Não utilizar substâncias ou produtos abrasivos na limpeza.

Manutenção

A manutenção do brilho e aparência original do piso poderá ser obtida com a utilização de ceras líquida a base de silicone ou água.

Existem hoje, ceras acrílicas antiderrapantes, especialmente desenvolvidas para utilização em pisos industriais a base de resinas epóxi e poliuretano.

A observação dos itens descritos neste pequeno manual, possibilitará a manutenção das características funcionais e estéticas do piso por muito mais tempo.

No caso de ataques mecânicos ou desgastes generalizados, recomenda-se uma reforma parcial ou geral do piso, através da aplicação de uma camada homogênea de resina epoxídica em baixa espessura, ou de uma pintura de acabamento em uma ou várias demãos após tratamento superficial específico, para garantir uma perfeita aderência entre o piso resinado e as camadas subseqüentes.






 

© 2008 - PINI PISOS E REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS LTDA
Rua Archinto Ferrari, 10 - Cep 09530-430 - Bairro Santo Antonio - São Caetano do Sul - SP